O EVENTO

No Brasil, assim como no resto do mundo, muitos grupos de pesquisa se dedicam ao estudo da oncologia, ou cancerologia, em suas mais diversas vertentes. Apesar de a temática estar presente em quase todos os grandes eventos científicos nas áreas de saúde, biologia, química e outras áreas acadêmicas afins, não ocorrem encontros regulares que reúnam as diferentes abordagens desse assunto no mesmo local. 

O I Encontro Nacional de pesquisa em Oncologia foi proposto justamente para preencher essa lacuna, trazendo para o mesmo espaço pesquisadores renomados e trabalhos desenvolvidos em vários estados brasileiros que tem em comum o estudo do câncer, mas abordam desde aspectos moleculares aos clínicos, ou mesmo socioeconômicos.

Apesar de concisa, essa primeira edição de evento tem o claro intuito de aproximar grupos, conhecer melhor a produção científica nacional e trocar experiências, propiciando colaborações para o desenvolvimento de pesquisas plenamente translacionais.  

Ao se pensar em repercussão de um evento dessa natureza, encontramos no Distrito Federal terreno fértil, pois além do fácil acesso geográfico, localiza-se no centro das decisões que movimentam os processos políticos e sociais do país, facilitando a abordagem de temas atuais e de repercussão geral. A programação proposta contempla também esse aspecto. Por fim, Brasília, como capital do país, tem uma representação simbólica para esse primeiro encontro Nacional, e dará a seus participantes a oportunidade de conhecer as belezas dessa cidade que representa a maior área tombada do mundo, patrimônio mundial desde 1987.

A comissão organizadora dá as boas vindas a todos que desejarem compartilhar dessa experiência.